quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CONJUNTO INDUSTRIAL EM GRANDE COMEMORAÇÃO

Réveillon Antecipado na Lagoa do Mingau

Um sonho coletivo de 30 anos, a decantada urbanização da Lagoa do Mingau, promessa de campanha eleitoral por parte de diversos candidatos nas várias eleições, finalmente aconteceu na forma pensada pelos bairros Conjunto Industrial e Esplanada do Mondubim, com demonstração objetiva de salvaguarda do manancial e instalação de equipamentos comunitários,bem como reimplante de aspectos naturais e ecológicos, resgatando com social humanismo o meio ambiente, com perspectiva de grande aprimoramento.

O primeiro e marcante atendimento contemplando esse imprescindível recurso hídrico, foi realizado pelo então Interventor Alfredo Marques, que, muito mais do que a excelente limpeza da já poluída lagoa, determinou o plantio de mudas de árvores protegidas por gradis em todo o contorno do Conjunto Industrial, como também substituiu as carroças (que mais derramavam o lixo no percurso, quando vez por outra passavam) por caminhões e caçambas em três coletas semanais
Na Gestão passada do Prefeito Roberto Pessoa, quando da limpeza da Lagoa do Mingau, foi construído o calçadão perimetral padronizado em pedras portuguesas onde centenas de caminhantes se mantêm em forma, diuturnamente, procedentes também dos bairros limítrofes e até de lugares distantes estacionando nas imediações seus carros e motos.


Agora, na segunda Administração, o Prefeito Roberto Pessoa aproveitando o aniversário de 30 anos do Conjunto Industrial, atendendo aos comunitários e respectivos vereadores, considerou ser chegada à hora de proporcionar aos munícipes da área e visitantes uma festa jamais vista por esse ângulo, não apenas no sentido comemorativo, mas, produzindo como benefício e direito um complexo de realizações que, das inaugurações acabou por envolver satisfatoriamente os comunitários do Conjunto Industrial, Esplanada do Mondubim, Cidade Nova, Alto Alegre e o fortalezense Aracapé.
Com inauguração das praças Cid Junior e Feliz Idade, entrega de mais de uma dezena de ruas asfaltadas, um mutirão de limpeza, com refazimento e desobstrução de bueiros, podas de árvores e retoques vários, o Prefeito Roberto Pessoa, o Vice-Prefeito Firmo Camurça, grande parte do Secretariado e moradores locais, saíram em caminhada vistoriando cada canto beneficiado, porquanto, ouvindo no trajeto muitas reivindicações, ponderando cada caso, enfatizando que as comunidades locais se orgulharão de tudo o que ainda está por vir.

Depois de muitas horas, finalmente o Chefe do Executivo conseguiu chegar à margem oeste da Lagoa do Mingau, onde foi inaugurada com muita emoção a belíssima Alameda José Pessoa de Araujo (precursor do rádio cearense, fundador de algumas emissoras e idealizador da TV Uirapuru (hoje TV Cidade), com a presença dos familiares do saudoso, grande multidão, todos os vereadores aliados ao prefeito e principalmente o autor do respectivo projeto, Vereador Raimundinho Travassos, que discorreu sobre aspectos históricos do homenageado, coincidentemente tio querido do Prefeito Roberto Pessoa.
Falando da Lagoa do Mingau em seu novo panorama, após receber benefícios em derredor e no todo, embora falte ainda o acabamento ideal, ficou muito atraente e linda, sendo totalmente tomada por participantes da super festa (denominada pelo cerimonialista-locutor Wendel Maciel de Único Réveillon Antecipado do Brasil), durante a noite com o reflexo de todas as luminárias circundantes acesas (reservando as devidas proporções) dá-se para comparar com as lagoas Ibirapuera em São Paulo e Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro dentre outras.
A deslumbrante queima de fogos de artifício multicor e multiforme que emocionou a todos por quase 10 minutos refletida no espelho d’água, foi um espetáculo à parte, digno de grandes metrópoles. A banda principal, Parangolé, da Bahia, de eclético repertório e belas negras ritmando as coreografias diante dos músicos vestidos de sarongue branco, foi uma feliz escolha que agitou muito a galera, porquanto as bandas locais espalharam também o seu brilho, como a “Harrastha Samba” do Conjunto Industrial, de jovens músicos que mandam bem o seu recado.
O Prefeito Roberto Pessoa, e o Vice-Prefeito José Firmo Camurça que acompanhavam a festa muito de perto e o tempo inteiro, se pronunciaram no enorme palco para os milhares de espectadores, tendo o Chefe do Executivo Maracanauense muito se emocionado novamente ao relembrar as obras executadas, ao mesmo tempo em que de viva voz assegurava continuidade dos serviços e benefícios requeridos pelos vereadores e comunitários, na certeza de que essa significativa festa e o conjunto de obras oferecido ao Conjunto Industrial e Esplanada do Mondubim do qual foi o protagonista principal, jamais foram realizadas nessa grandiosidade por outros gestores deste próspero Município. De modo que, esse pré-réveillon encerrou com “chave de ouro” o ano de 2009 e a comemoração dos 30 anos do Conjunto Industrial.

Um comentário:

  1. Concluida a festividade, os trabalhos retomaram o ritmo normal, porquanto enfatizam sempre o Prefeito Roberto Pessoa e o Vice-Prefeito Firmo Camurça: há ainda muito por fazer!
    A CR Construtora continua recuperando os pontos afetados pelo peso das máquinas e remanescentes da demanda; A MAV Engenharia, sob o comando do Engenheiro Felipe Nascimento vem recuperando o canteiro central e deverá restaurar todo o lastro de pedras portuguesas.
    A TRENA sob os cuidados do Fiscal Viana e equipe, vem mantendo um bom nível de limpeza. A Secretaria do Meio Ambiente dá a sua substancial contribuição, mantendo no campo o combativo Paulinho e equipe.
    Infelizmente, o que se contrapõe aos avanços são alguns "sujismundos" que dispensam seus lixos à esmo ignorando a eficaz coleta sistemática e, a inescrupulosa CACECE que, voltou a despejar água putrefata na Lagoa na madrugada do dia 05, empretejando a mesma em 50%, como se odiasse as duas grandes chuvas que lavaram o manancial revolvido nos últimos dias.

    ResponderExcluir