domingo, 4 de maio de 2014



Câmara Municipal de Maracanaú
Mesa Diretora: Carlos Alberto - (presidente), Demi Peixoto - (Vice Presidente), Miguel Pessoa - (2º Vice-Presidente), Tia Rita - (1ª Secretária), Aline do Hospital - (2ª Secretária) e Ribamar Viana - (3º Secretário),
Resumo Legislativo da 18ª Semana de 2014.
36ª Sessão Ordinária
(Chamada / Leitura, Discussão e Votação da Ata Anterior / Leitura do Expediente)
Discussão e Votação Única do Projeto de Indicação de nº 030/2014 (autoria vereador João [Bodó] Batista Teófilo de Lima) – “Determina a fixação de lista contendo os números de telefones de emergência nas salas de aulas das escolas públicas e privadas do Município”.
Requerimentos Legislativos de nºs 643 aos 664, de respectiva autoria dos vereadores: Nilson Nogueira, Lucinildo Brito, Helenita Nunes, Daniel Baima, Dr. Patriarca, Chico Barbeiro, Tales [do Zuera] Alves Saraiva, Winston Nogueira, João [Bodó] Batista Teófilo de Lima, Martinho Antonio [Pastor] Neto, João Ângelo [Tuca da Farmácia] de Oliveira Filho e Lucimário Nunes Caitano.
O Vice Presidente Demi Peixoto solicitou 1minuto de silêncio (e foi prontamente atendido pelo Presidente Carlos Alberto) pelo falecimento de duas ilustres personalidades locais, Lucilio Roberto atleta muito considerado e Dr. Milton renomado advogado da Câmara Municipal.
Requerimentos Verbais de nºs 224 e 225, de autoria dos vereadores: Chico Barbeiro e, Lucimário Caitano.
Grande Expediente: (Caitano) - Falou novamente sobre o péssimo atendimento praticado pelo Banco do Brasil em nosso Município, Lembrou ser o Dia da Educação, da Sogra, da Segurança do Trabalho e citou com ênfase duas defesas do saudoso Dr. Milton em seu favor. Retomando a situação dos bancos.  Foi aparteado pelos vereadores: Demi, Bodó, Pastor, (João Bodó sensível aos temas levantados, solicita à Mesa a transferência do tempo da sua inscrição ao ocupante da Tribuna Lucimário Caitano, que agradece), Tuca, Ribamar, Tales, Nilson e Helenita. (Ribamar) – Inicia parabenizando o Centro de Especialidades Oftalmológicas (antiga Funcipe) CEO do Distrito Pajuçara que há 07 anos presta relevantes serviços à população de Maracanaú. Em seguida pede licença ao Presidente Carlos Alberto e convida para a Mesa o Dr. Guimarães, representando o município Sobral. Falou ainda sobre os atendimentos especializados do Hospital do Dr. Dionísio, da situação favorável da saúde em nosso Município se comparado com a grande maioria em todo o Estado; citou as moções aprovadas pela casa nas várias considerações; lembrou o acesso aos programas da casa própria, etc. Sendo aparteado pelos vereadores: Aline, Caitano, Tuca, (Demi Peixoto assume a Mesa Coordenadora), Winston e Capitão Martins.
Antes de encerrar, o presidente Demi Peixoto facultou a palavra ao visitante Dr. Guimarães.
*        *        *
37ª Sessão Ordinária
(Chamada / Leitura, Discussão e Votação da Ata Anterior / Leitura do Expediente)
Discussão Inicial e Votação dos Projetos de Lei de nºs 026/ 027/ 028 /2014 (autoria do Poder Executivo) de respectivos teores: “Revoga a Lei Municipal nº 1.884/2012”– C&T Fabricação de Móveis LTDA.; “Revoga a Lei Municipal nº 1.405/2009 alterada pela Lei l.597/set 2010”- Zairon Jeans LTDA; e “Autoriza a cessão de posse em Termo específico de Direito Real de Uso, do imóvel desapropriado judicialmente” – Comercial de Miudezas Freitas LTDA.
Discussão e Votação Única da Moção de nº 010/2014 (autoria vereador Ribamar [do Hospital] Viana da Silva) – “Solicita a consignação em Ata da Moção de Aplausos, ao CEO DA PAJUÇARA por relevantes serviços prestados há 07 anos à população de Maracanaú”.
Requerimentos Legislativos de nºs 665 aos 675, de respectiva autoria dos vereadores: Lucinildo Brito, Helenita Nunes, Winston Nogueira, Capitão Martins, João Bodó e Tuca da Farmácia.
Requerimentos Verbais de nºs 226 aos 228, de autoria dos seguintes vereadores: Dr. Patriarca, Nilson Nogueira e Lucimário Caitano.
Grande Expediente: - (Tales do Zuera) Abordou os temas: Saúde Pública – postos de saúde; agentes de saúde e medicamentos. Foi aparteado por: Helenita, Nilson, Ribamar, Patriarca, Bodó e Tuca, revezando com esses o tema, gerando amplo e significativo debate.
- (Lucimário Caitano) Referiu-se aos Bancos e a problemática dos boletos não enviados; sobre a insegurança, etc. Sendo aparteado por João Bodó, Demi Peixoto (Miguel Pessoa assumiu a Mesa Coordenadora), Capitão Martins e Tuca da Farmácia.
Ordem do DiaRibamar Viana fez uma preleção sobre o CEO Pajuçara e sua respectiva Moção; Tuca da Farmácia discutiu o requerimento 675 sobre equipamentos e ações no Bairro Jarí; E, Tales do Zuera usou a Tribuna em “Explicação Pessoal”.
Encerrando a presente Sessão, o Presidente Miguel Pessoa convocou o Período Extraordinário para deliberarem sobre os projetos acima citados.
*        *        *
Sessão Solene
“Homenagem ao Transporte Coletivo Complementar”
O Cerimonialista Wendel Maciel anunciou o início e o Presidente Carlos Alberto convidou para a Mesa os representantes Afonso Barbosa (Sindivan); Núbia Furtado (Cootrece) e Ricardo Oliveira (Coopervan). Ato contínuo transferiu a presidência da Mesa ao requerente da solenidade vereador Nilson Nogueira, que por sua vez declinou a presença de algumas personalidades nas galerias e nos lugares de honra, dentre eles dois vereadores de Mombaça.
O presidente Nilson evocou a posição de respeito à execução do Hino Nacional Brasileiro e em seguida facultou a palavra a alguns representantes que se dirigiram à tribuna para se pronunciarem, nessa ordem: Cesar Nobre (Fecoopace); Afonso Barbosa (Sindivan); Junior Silva (“Crajuaz/Cootralin”); Ricardo Oliveira (Coopervan); Pedro Henrique (Assessor Deputado Federal Domingos Neto).
Acompanhando a projeção da ilustração fotografada em transparências o presidente Nilson Nogueira fez eloquente relato sobre o histórico de o transporte complementar. Passando a palavra aos vereadores inscritos nessa ordem: Tia Rita, Daniel Baima, Tales do Zuera, Lucimário Caitano, Cezinha Paumgartten, Chico Barbeiro, Neto (de Caucaia), Capitão Martins e Nilson (complementando e coordenando).
O MC. Wendel Maciel passou a discorrer o histórico das homenageadas, para a cada preleção uma entrega de comenda, a seguir: Fecoopace representada por Marcos Cesar Bezerra Filho recebe a outorga das mãos do presidente da solenidade vereador Nilson Nogueira (porquanto assumiu a Mesa a Vereadora Aline do Hospital); Crajuaz representada por Sebastião Oliveira Silva Filho recebe a homenagem das mãos de Ricardo Lima da Cooptram; Arquevânio Luz representando a Cooptrater recebe a comenda das mãos de Nubia Furtado; Cooptrace representada por Valdomiro Elias Ramos recebe a comenda das mãos de Fabio Andrade (também representante e componente da Mesa); Coopercesul representada por Antonio ValdeLisio da Costa recebe a comenda das mãos de Pedro Henrique (repres. Deputado Federal Domingos Neto); Cootralin (presidida por Nilson Nogueira´) no ato representada por Junior Silva, recebe a comenda das mãos da Professora e suplente de vereadora Valclênia Falcão; Cooptram de Maracanaú (tendo como um dos fundadores Nilson Nogueira, esteve representada pelo seu dinâmico e combativo presidente Genésio Lima de Freitas, que recebeu a comenda das mãos do seu Conselheiro Fiscal Rugério Lima. O presidente Nilson Nogueira convidou o presidente da Cooptram – Genésio Lima para se pronunciar em nome dos agraciados, tendo esse proferido significativa saudação de satisfação e agradecimento ao evento, bem como a todos os promoventes, agraciados e prestigiantes, que a convite do vereador Nilson Nogueira se deleitaram com a execução do Hino Municipal de Maracanaú.
*        *        *
As Sessões do Legislativo de Maracanaú podem ser acompanhadas pessoalmente no Plenário Vereador Wilson Camurça da Câmara Municipal; Pela “Rádio Pitaguary 1340 AM”; Pela “tvmaracanã.com”, por flashes aqui no prestimoso Face book e noutros espaços de mídia ocupados pela combativa equipe de imprensa. E, A PARTIR DESSA 3ª FEIRA – 06 DE MAIO, ENFOQUES ALUSIVOS E EXCLUSIVOS, DAS 14 ÀS 16 HORAS NO PROGRAMA AUTENTICIDADE PELA RÁDIO DO SEU CORAÇÃO - ATLANTICO MEIO NORTE FM 105,5 DE MARACANAÚ, COM O COMUNICADOR GERSON B. RHEIN (e seus convidados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário