segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PROGRAMA VIRA VIDA

Entrevista

(Presidente do Legislativo, em prol de Jovens Vítimas de Abusos Sexuais)

A 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Maracanaú, na sexta-feira 13 de fevereiro, na qual aprovaram 20 requerimentos e realizada bem a contento, foi secretariada pelo Vereador - Capitão Martins e presidida pelo Vice - Demi Peixoto (que justificou a ausência do Titular do Legislativo Chico Barbeiro), em reunião na FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Entretanto, ao retornar logo em seguida ao término da sessão, o presidente da Casa concedeu-nos a seguinte entrevista:

Presidente; fomos informados da vossa participação numa reunião da FIEC, da qual V.Excia, acaba de retornar. De que tratou essa reunião?

Bem, nós recebemos o convite por conta da nossa participação no Conselho Regional do SENAI no Estado do Ceará e também como presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, e a gente esteve lá exatamente pra ver o resultado de um projeto que foi lançado há meses, pioneiro aqui no Estado do Ceará, na Cidade de Fortaleza; que hoje não é mais um projeto e sim um programa que já está em execução, chamado Programa de Profissionalização Para Jovens em Situação de Exploração Sexual, o nome do programa é Vira Vida, então esse programa está sendo lançado em outras capitais consideradas pólos turísticos, porque existe muito essa questão da exploração sexual, principalmente do adolescente. Então o presidente nacional do SESI, companheiro Jair Meneguelli, ex-presidente da CUT, ele realmente encampou esse programa e agora está vendo resultados. Ele veio hoje a Fortaleza, exatamente para conferir os trabalhos, onde se emocionou e emocionou a todos os presentes; o cabra chorou mesmo, por ver o resultado de tirar aquelas pessoas da situação de risco muito grande e dar oportunidades, inclusive colocá-las na portinha da empregabilidade, então não tinha como não se emocionar, são 50 alunos, 25 na área de eventos e 25 na área de modas, todos concluindo seu curso agora e já com proposta para trabalharem (momento aplaudidíssimo da reunião). Havia muitos empresários presentes, inclusive com o apoio da Caixa Econômica Federal, que se comprometeu a admitir 10 desses jovens da área de eventos; portanto, são cursos muito bons, de 800 horas no semestre, donde o jovem sai altamente profissionalizado.

O convite para o Vereador-Presidente e Sindicalista
Chico Barbeiro partiu do SESI ou da FIEC:

O convite a nós enviado partiu do presidente do nosso Conselho - Roberto Proença de Macedo, atual presidente da FIEC, referendado pelo presidente Jair Meneguelli do Conselho Nacional do SESI, considerando o fato de eu ser conselheiro do SENAI e presidente de Câmara Municipal; tendo como finalidade maior difundir e muito esse programa e contam conosco para multiplicarmos a divulgação junto aos médios, micros empresários e empreendedores locais, pois, essa abordagem lhes é prerrogativa junto ao nosso Distrito Industrial; o maior parque industrial do Estado ; com vistas a expandir a empregabilidade desses novos profissionais; de forma que eu trouxe inclusive prospectos alusivos ao programa e inclusive a proposta de adesão para embasar a divulgação pretendida.

É notório que a exploração sexual de jovens em Fortaleza, município vizinho ao nosso, se dá na orla marítima. Jovens procedentes das diversas localidades. Como os jovens de Maracanaú nessa situação seriam vistos pelo Programa?

Fomos convidados, porém, sabíamos desse lançamento e sua limitação de vagas, até pela importância do programa e a prioridade do público alvo, já que se trata de cursos de 800 horas aulas. E o SESI com muita responsabilidade social o que faz? Toma conta do curso, acompanha o beneficiário ao término da jornada e a contratação no respectivo emprego. E após contratado ainda exerce um outro acompanhamento, pois, se trata de um curso completo.
Então, com certeza já existem várias outras pessoas aguardando vaga; Mas, ao atender esse convite e participar desse evento tão significativo, qual foi a minha finalidade? Poder na oportunidade estar conversando com os conselheiros do SESI, e na hora que houver novas inscrições, fazermos aqui em Maracanaú o mapeamento das áreas de risco e o respectivo diagnóstico, contando também com o Serviço Social do Município, pois já sabemos dessa degradante prática, por exemplo, em postos de combustíveis nas divisas do Município, onde ocorre essa exploração sexual envolvendo adolescentes, caminhoneiros e carreteiros que se dirigem à CEASA e ao Distrito Industrial em Maracanaú. Inclusive já ponderamos junto ao nosso presidente Roberto Proença de Macedo sobre esse mapeamento, do levantamento tamanho real dessa demanda e levarmos para lá, para vermos a possibilidade de inserir também nesse benefício os jovens maracanauenses em situação de risco. Na verdade o grupo contemplado até o momento, é de jovens da orla marítima, resultantes de uma seleção, pois é muito grande o número de interessados, atendendo exatamente os que quiseram participar; que se inscreveram de próprio punho assumindo quererem mudar de vida, ao conhecerem esse programa que lhes proporcionou saírem da situação perniciosa na qual se encontravam.

Isto posto; a título de encerramento lhe perguntamos: qual o desfecho dessa participação, qual é a sensação do compromisso com essa causa?

Estou muito contente e grato pela oportunidade de poder socializar essa informação, esse avanço rumo ao bem estar dessa juventude em parte desnorteada, até porque o próprio programa pede parceiros de divulgação e apoio, e isso me ocorre com maior satisfação pela disponibilidade e posição que ora ocupo. Portanto, outros momentos como esse, deverão ocorrer e eu estarei bastante empenhado em colaborar, porque esse programa funcionando não só profissionaliza esses jovens e os re-insere na sociedade, como estaremos fortalecendo suas famílias, como pude sentir nessa reunião a satisfação de mães que deram depoimentos, por verem suas filhas e filhos na faixa etária de 16 a 21 anos, em franca ressocialização e de volta aos lares, usufruindo das benesses que o programa Vira Vida tem lhes proporcionado nos últimos meses.


(por: Gerson B. Rhein)

Nenhum comentário:

Postar um comentário